Acima da Dobra

Jornal Acima da Dobra
Publicado em: 4 Dec, 2021

Sites verticalizados tem se tornado mais e mais populares

O que significa “above the fold” ou “acima da dobra”?

No início da era da publicação em jornais, “acima da dobra” era um termo usado para o conteúdo que aparecia na metade superior da primeira página de um jornal. Quando os jornais eram exibidos em uma banca de jornal, as manchetes e as matérias principais que apareciam acima da dobra eram mais visíveis. Manchetes cativantes e imagens vívidas eram comumente usadas para atrair a atenção dos leitores, convencendo-os a comprar o jornal. À medida que os editores moviam seus negócios on-line e o web design evoluía na década de 1990, o termo continuou a durar. Hoje, a dobra não se refere mais a uma dobra real em um jornal, mas à parte inferior de uma janela do navegador ou aproximadamente 600 pixels da parte superior da página.

Por que acima da dobra é importante?

O layout e o posicionamento do conteúdo são importantes porque o conteúdo que aparece acima da dobra é o que primeiro é visível quando um usuário carrega a página. São os imóveis de primeira linha que mais chamam a atenção dos usuários. Por causa de sua alta visibilidade, o conteúdo que você coloca acima da dobra deve ser o conteúdo mais importante para atingir seus objetivos de negócios. O conteúdo deve imediatamente chamar a atenção do usuário e apresentá-lo com o conteúdo que ele está procurando, para que ele não pule e visite outro site. Quando se trata de publicidade, colocar anúncios acima da dobra melhora sua visibilidade e gera mais receita de publicidade do que anúncios colocados em locais menos visíveis. Para sites B2B, colocar frases de chamariz (CTAs) e outras informações importantes sobre a diferenciação do produto acima da dobra na página inicial ou em outras páginas de destino geralmente leva a taxas de conversão mais altas.

Como a acima da dobra é medida?

É impossível definir um posicionamento de dobra única para um site. A localização precisa da dobra difere devido à variedade de tamanhos de monitor (desktops e laptops), resoluções de tela, plug-ins de navegador e tamanhos de vários telefones e tablets. Ao determinar um posicionamento médio da dobra, a maioria dos web designers concorda que a linha de dobra tem aproximadamente 1.000 pixels de largura e 600 pixels de altura. Este é o melhor cenário para a combinação mais comum de monitor / navegador de 1024×786 pixels, com a janela do navegador maximizada e sem barras de ferramentas instaladas na parte superior empurrando o conteúdo para baixo. O programa de análise de seu site deve ser capaz de dizer quais são as dimensões de tela mais comuns para seus visitantes. Embora 1024×768 seja tradicionalmente o mais comum, a popularidade de novas dimensões está aumentando, como 320×568 e 360×640.

Considerações para celular

O uso crescente de dispositivos móveis para navegação na web complica ainda mais o conceito de otimização do design da web para a parte superior. Os dispositivos móveis oferecem uma grande variedade de tamanhos de tela. Além disso, os usuários de telefones geralmente navegam no modo retrato em vez de no modo paisagem, virando o design tradicional da página de lado. Com tantas pessoas acessando páginas da web em uma variedade de dispositivos, as práticas atuais de design da web envolvem o uso de design responsivo: fazendo uso de layouts flexíveis, imagens e folhas de estilo em cascata. No design responsivo, não há layout fixo para uma página, e o conteúdo reflui para uma tela de qualquer tamanho. As páginas responsivas reagem ou “respondem” ao ambiente em que são consumidas ou navegadas. Embora o conteúdo importante ainda precise estar no topo da página, hoje em dia, as páginas devem ser projetadas para incentivar a rolagem mais para que não percam conteúdo importante.

Considerações de SEO

Embora muitas vezes seja uma boa prática colocar anúncios acima da dobra para que sua visibilidade seja maximizada, exagerar nos anúncios também pode ter consequências negativas. O Google lançou várias atualizações de algoritmos ao longo dos anos que penalizam sites que colocam tantos anúncios acima da dobra a ponto de forçar o conteúdo real da página abaixo da dobra. Sites que exageram ao colocar toneladas de anúncios no topo da página fornecem uma experiência ruim para o usuário, e isso pode resultar em uma redução drástica no tráfego de SEO gratuito. A otimização da visibilidade do anúncio requer equilíbrio, de modo que a experiência do usuário e a visibilidade do anúncio sejam maximizadas.

Otimizando o conteúdo e o posicionamento do anúncio

Otimizar o posicionamento de conteúdo e anúncios em um site é um processo iterativo que envolve análise de dados, testes e experimentação. Um bom ponto de partida para a otimização do layout da página é examinar seu programa de análise para determinar os dados demográficos (navegadores, tamanhos de tela, tipo de dispositivo) de seus usuários, bem como seu comportamento real (profundidade de rolagem, taxa de rejeição, taxa de engajamento). Essa análise fornecerá a você um conjunto de métricas básicas de como os usuários estão interagindo com o seu site. Depois que uma auditoria inicial do local é concluída, a próxima etapa é a geração e o teste de hipóteses. Você pode ter ideias de conteúdo e posicionamento de anúncios, usar o software de teste A / B para mover os elementos em uma página e testar qual tem o melhor desempenho. Depois de ter esses dados em mãos, você pode voltar para seus dados analíticos e gerar novos.   Fonte: https://www.optimizely.com/