Diferença entre
Redirecionamento
e Códigos de
Manutenção de Posts

Recentemente, um dos meus clientes me procurou com uma dúvida comum mas essencial para o gerenciamento eficaz de um site: qual é a diferença entre os redirecionamentos 301, 302 e 307, e os códigos de manutenção 410 e 451?

Percebi que essa é uma questão recorrente que merece uma explicação detalhada.  Para ajudar não só meu cliente, mas também outros proprietários de sites e administradores, decidi criar este artigo com o auxilio da IA e do RankMath explicando cada um desses redirecionamentos e códigos de status HTTP, suas funcionalidades e exemplos de uso.

Redirect 1

Diferença entre Redirecionamento 301, 302, 307 e Códigos de Manutenção 410, 451

 Este guia servirá como um recurso valioso para entender como gerenciar corretamente redirecionamentos e mensagens de status, melhorando a experiência do usuário e o SEO do site.  É também parte do meu projeto de compartilhamento de informações sobre SEO e Schema para as pessoas que tem interesse em oferecer esses serviços para pequenos e médios proprietários de websites.

Tipos de Redirecionamento

301 Redirect (Moved Permanently)

• Definição: Um redirecionamento 301 indica que um recurso foi movido permanentemente para um novo URL.
• Como Funciona: Quando um navegador ou motor de busca solicita um URL com um redirecionamento 301, o servidor responde com um código de status 301 e fornece o novo URL. O navegador ou motor de busca então solicita o novo URL. Esse tipo de redirecionamento transfere quase todo o valor de SEO do URL antigo para o novo.
• Exemplo de Uso: Ideal para quando uma página foi movida permanentemente para uma nova localização e você deseja garantir que o valor de SEO da página antiga seja transferido para a nova.

Redirect 2

307 Redirect (Temporary Redirect)

• Definição: Um redirecionamento 307 é o sucessor HTTP/1.1 do redirecionamento 302, indicando que o recurso foi movido temporariamente para um URL diferente e que o método de solicitação não deve ser alterado.
• Como Funciona: O servidor responde com um código de status 307 e o novo URL. O navegador deve seguir o novo URL usando o mesmo método de solicitação (por exemplo, GET ou POST) da solicitação original.
• Exemplo de Uso: Melhor para redirecionamentos temporários onde o método de solicitação deve ser preservado, garantindo que o navegador não altere o método de POST para GET.

Redirect 4

451 Unavailable For Legal Reasons

• Definição: Um código de status 451 indica que o recurso solicitado está indisponível devido a razões legais, como censura ou uma ordem judicial.
• Como Funciona: Quando um navegador ou motor de busca solicita um URL com um status 451, o servidor responde com um código de status 451, indicando que o acesso ao recurso está restrito por motivos legais.
• Exemplo de Uso: Usado quando uma página é bloqueada ou removida devido a requisitos legais, garanti

Redirect 3

302 Redirect (Found/Temporary Redirect)

• Definição: Um redirecionamento 302 indica que um recurso foi movido temporariamente para um URL diferente.
• Como Funciona: Semelhante a um redirecionamento 301, o servidor responde com um código de status 302 e o novo URL. No entanto, esse tipo de redirecionamento informa aos motores de busca que a mudança é temporária e que o URL original ainda deve ser indexado e classificado.
• Exemplo de Uso: Útil para redirecionar temporariamente o tráfego para outro URL, como durante a manutenção do site ou testes A/B.

Redirect 5

Códigos de Manutenção (Maintenance Codes)

410 Gone

• Definição: Um código de status 410 indica que o recurso solicitado não está mais disponível no servidor e que essa condição provavelmente é permanente.
• Como Funciona: Quando um navegador ou motor de busca solicita um URL com um status 410, o servidor responde com um código de status 410, indicando que o recurso foi removido permanentemente. Motores de busca eventualmente desindexarão o URL.
• Exemplo de Uso: Apropriado para páginas que foram intencionalmente e permanentemente removidas de um site, como conteúdo desatualizado ou excluído.

Redirect 6